conexöes cipotaneanas

Bookmark and Share

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O programa UAI, união, amor, inteligência. Programa poesia!!!

“A felicidade caminha de mãos dadas para quem pratica o bem.”

Apresentamos aqui na nossa página cultural alguns poemas que eu chamaria de sabedoria popular dos românticos e dos cristãos. A minha mãe disse que sua mãe cantava os hinos com o abecedário o ABC do Amor. Aí vai parte alguns que apresentamos como UAI, união, amor, inteligência.
Veja a cantiga:


O ABC para o dia dos Namorados

A – Aqui mando este ABC.
Para matar as saudades...
Não consigo lhe esquecer,
As nossas felicidades.

B – Bem Sabes minha prenda querida
Que te amo de verdade
Se souberes que senti
Podes dizer: foi somente de saudade.

C – Contigo eu vivo no sentido
Toda noite e todo o dia
Quando não posso te ver
Também não posso ter alegria.

D – Desde que você me deixou
Fiquei em prantos e suspiros
Meus olhos vivem chorando
Por viver neste retiro.

E – Eu fico só imaginando
Como poderei passar
Sem te ver a tanto tempo
Neste tristonho lugar.

F – Fechou-se meu coração
Meus olhos vivem chorando
Lágrimas minha não acaba
Sozinha aqui pensando.

G - Grandes desgostos eu tenho
Grandes penas me acompanham
Grandes tormentos eu padeço
Nesta terrível montanha.

H – Hei de sempre mostrar
O que sinto em minha vida
Eu só sinto de não ver
Você minha prenda querida.

I – Inda de mim não se afastou
Aquela tão grande agonia
Que tive por despedida
Naquele tão vazio dia.

J – Já passei tantas tormentas
Que mal digo a minha sorte
Quando você me deixou
Eu senti a dor da morte.

K – Kada vez me recordo
Daquela tarde ditosa
Que tive por despedida
Mesmo assim fico muito prazerosa.

L – Lágrimas eu hei de chorar
Enquanto tiver na lembrança
Como não posso te ver
O choro é minha esperança.

M – Meu peito padece dor
Minha alma sofre agonia
 Meus olhos por ti amor
Sem ter consolo nenhum dia.

N – Não gosto de relembrar
O meu grande sofrimento
Que tive por despedida
Naquele tão eterno momento.

O – Oh mundo falso e enganoso!
Sempre me traz perseguida
Eu só sinto de não ver o teimoso
A minha macula tão querida.

P – Prometo-te toda firmeza
Embora estejam todos ausentes
Lembro sempre de você
Como se estivesse presente.

Q – Quem me dera adivinhar
Se meu bem gosta de mim
Trago no pensamento do voar
Lembranças que não tem fim.

R – Resta-me lamentar
O meu tempo perdido
Longe de quem eu amo
Meu coração vive enfurecido.

S – Senhor eu vou lhe pedir
Por amizade graciosa, um favor
Embora estejam ausentes
Não me negues o teu amor.

T – Tenho lhe dito meu bem
Que todos os meus pensamentos
Como não posso te ver aquém
Vivo contando os momentos.

U – União minha contigo
Não queria que acabasse
Tenho fé em resistir
Até que um dia desses chegasse.

V – Vai meu amor se acabando
As letras deste ABC
Eu não quero que se acabe
Este nosso bem-querer.

X – Xodó dia chora noite clara
Sem haver consolação
Por te viver ausente fala
A quem dei meu coração.

Z – Z é a letra final
Que termina a poesia
Longe de quem eu amo
Não posso ter alegria.

~ Til por se tão pequenino
Foi ficando para o fim
Adeus meu amor querido
A minha vida é mesmo assim.

Brasilina Francisca Reis Nogueira Cunha Trindade



Nenhum comentário:

Chopotó Cipotânea no facebook